É cada vez mais crescente o número de empresas que oferecem plano de saúde como benefício aos seus empregados. A medida demonstra preocupação da companhia com os trabalhadores e gera uma série de benefícios, especialmente na questão da produtividade da equipe. Os custos de manutenção dos planos de saúde corporativos, porém, podem muitas vezes assustar as companhias dispostas a investir em seus funcionários.
Por isso mesmo, contar com uma empresa de gestão de benefícios é fundamental para qualquer companhia. A Adapta Gestão de Benefícios, em um trabalho de consultoria bem aplicado, obteve para a Construtora Afonso França em 2020 um reajuste de 17% no plano de saúde corporativo da empresa, quando o percentual inicial solicitado pela operadora era de 49%, em razão de uma sinistralidade. Ou seja, a Adapta obteve a redução superior de 65% do reajuste proposto inicialmente pela operadora.
Para Rosana Afonso Rocha, diretora administrativa e de Recursos Humanos da Afonso França, “toda economia é fundamental para a empresa, principalmente em um momento como o que estamos atravessando, onde assistência à saúde é condição inegociável”, como ela mesma diz. Para que a negociação tivesse sucesso, o trabalho da equipe de gestores da Adapta foi fundamental, atingindo todas as esferas da companhia de saúde, do operacional, passando pela gerência e chegando até a diretoria.
Na primeira etapa da negociação, a operadora pediu o reajuste de 49% e reduziu, posteriormente, para 35%, na sequência para 21%, até fechar em 17%. Durante esse processo de negociação a Adapta também apresentou outras opções de mercado, levando a uma decisão bem suportada por dados, onde a manutenção da atual operadora continuou sendo a melhor alternativa.
Além disso, o clima organizacional, nas mudanças do plano de saúde corporativo, costuma ficar péssimo, e novos custos poderiam ser gerados, como diz Daniel Fontes, diretor da Adapta. “A maioria da base de beneficiários está na empresa há mais de cinco anos. O marido, a esposa e os filhos já têm os médicos certos, normalmente perto de suas casas e principalmente, profissionais de confiança com histórico de saúde das pessoas. Quando se muda de operadora, tudo muda, o cardiologista, o ginecologista, a pediatra, etc. Os primeiros meses são de transtorno para o usuário e geram custos de saúde desnecessários”, diz Fontes.
Eficiência na negociação do plano de saúde
Além da eficiência e habilidade da equipe de gestores, é extremamente importante nas negociações o tempo de relacionamento do cliente com a operadora e da empresa de gestão de benefícios com o seu cliente. Adapta e Afonso França, por exemplo, já mantêm 15 anos de parceria, desde os tempos em que o plano de saúde corporativo era destinado somente a um pequeno grupo de pessoas. Hoje, são mais de 200 vidas no plano. “O tempo de relacionamento permite de parte a parte que as empresas saibam o que esperar uma da outra. É claro que isso interfere positivamente no momento das negociações, pois possibilita maior profundidade e transparência no estabelecimento de estratégias e de defesa do que está sendo proposto para a operadora de saúde”, argumenta a diretora da Afonso França.
Não fosse por esse relacionamento, certamente com o índice de sinistralidade batendo na casa dos 131% a operadora poderia partir para o cancelamento do contrato, prevê Daniel Fontes. “A Adapta sempre atua de maneira comprometida com as nossas necessidades. Temos apoio em todos os sentidos, além da proatividade em analisar os nossos indicadores de sinistralidade para nos ajudar na avaliação do que propor em cada negociação”, elogia Rosana.
Uma central de direcionamento ambulatorial para atender a todos
Para a Afonso França, a Adapta é muito mais do que uma empresa de gestão de benefícios. É ela, que proporciona e agiliza o acesso à saúde dos funcionários e dependentes, com o serviço diferenciado de agendamento de consultas, exames, terapias e outros, em uma espécie de centro concierge de saúde da empresa.
“Saúde é fundamental para que o nosso colaborador sinta-se tranquilo quanto à sua segurança e a de sua família. Aos nossos beneficiários queremos entregar não apenas um benefício, mas qualidade de vida. Concedemos um plano que as pessoas tenham direito a internação em apartamento em excelentes hospitais e caso seja de interesse do colaborador ele pode fazer o upgrade que julgar conveniente para suas necessidades”, revela Rosana.