Entra ano, sai ano e muitas empresas, independentemente do setor, preocupam-se com as suas despesas, em especial quando falamos em pessoas. E nesse quesito, o plano de saúde, quando é chegada a hora do reajuste anual, é sempre uma grande preocupação. Por isso, ter o apoio de uma boa consultoria ajuda a companhia a chegar ao seu melhor resultado.
A JCR Construção Civil, com apoio da Adapta, eliminou o percentual de seu reajuste e ainda reduziu o custo com a manutenção do padrão de atendimento a partir de uma adequação no modelo de produto. No final de 2022, a empresa recebeu o índice de reajuste de 18,5% e conseguiu além de obter a eliminação do reajuste de 18,5%, teve um desconto no valor atual de 26,62%, isso proporcionado pela alteração de produto com a adoção do modelo de coparticipação com o percentual de 20% para consultas e exames limitado a R$ 25 e de 30% limitado a R$ 60 para consultas em prontos socorros.
O reajuste, se mantido o índice inicial exigido pela operadora do plano de saúde, teria um impacto extremamente negativo para a empresa. “A Adapta fez um trabalho fantástico de além de eliminar o aumento dos valores do reajuste proposto, reduziu o custo atual adotando a estratégia de migração de produto. Todo ganho financeiro que resultou em mais de R$ 96 mil significa muito para nós e a manutenção de serviços essenciais para os nossos colaboradores também é fundamental”, destaca Nídia Gianotti, gerente financeira da JCR.
Nídia afirma que foi extremamente importante o trabalho da Adapta na negociação com a operadora do plano de saúde. “Seria muito difícil mudarmos de operadora, porque nosso grupo tem algumas pessoas com doenças pré-existentes, que dificilmente seriam adequados em outro plano. Eles sofreriam com as imposições de restrições e carências”, explica.
Tempo de relacionamento é importante
A JCR é cliente da Adapta desde 2006 e, de acordo do Daniel Fontes, o relacionamento de longo prazo proporciona a consultoria conhecer detalhes do cliente, além da confiança, fatos que resultam em bons resultados em uma negociação com a operadora do plano de saúde.
A Adapta tinha conhecimento de que a JCR possui pessoas na melhor idade em pleno tratamento de doenças de alta complexidade, fato que, em caso de migração de operadora, poderia ocasionar transtornos no tratamento médico. “Sem dúvida de que, se mantido o índice de reajuste e com o sistema de contribuição que tínhamos, a possibilidade de mudarmos de operadora ou adotarmos um plano mais básico era grande, o que certamente iria impactar no atendimento aos nossos colaboradores”, diz Nídia.
Para a Adapta, era fundamental ter o cliente muito satisfeito com os serviços de acesso a saúde da atual operadora, pois já possuem locais e profissionais de qualidade para atender as demandas de saúde de cada família. “Realmente ficamos surpresos com o resultado das negociações. De bate pronto não havíamos tido uma boa resposta da operadora, mas aí a partir do trabalho da Adapta ficamos muito felizes”, afirma a gerente financeira. “A empresa literalmente abraçou a nossa causa. Houve um envolvimento humano, que extrapolou o aspecto profissional. E isso foi fundamental”, completa.