Em julho de 2022, Tatiana Aparecida Santos de Souza, funcionária da Paulino Auditoria, Contabilidade e Assessoria Empresarial, passou por um grande susto. Sua filha Mariana, então com quatro meses, teve um lapso ocular que a levou para o hospital. Era preciso fazer um exame urgente de ressonância do crânio com anestesia, além de um eletroencefalograma. O primeiro, de extrema complexidade em razão da paciente, gerou aflição, justamente por não encontrar um local para a sua realização.
A segurada procurou recurso na rede, mas não encontrou em razão da especificidade do exame. Havia ainda o agravante da idade da paciente e a condição de anestesia (dupla), que exigia que o exame fosse realizado em ambiente hospitalar (mas ela não estava internada, o que impunha um fator restritivo). “Não pensei duas vezes. Procurei pela Adapta para me auxiliar”, lembra Tatiana.
Trabalho importante para apoiar beneficiária
Foi aí que entrou o trabalho de consultoria da Adapta Gestão de Benefícios, que deu prioridade total ao caso, em razão da complexidade e a idade da paciente. Assim, a empresa, imediatamente, iniciou a busca de um hospital pela região de preferência da família, no Grande ABC, região metropolitana de São Paulo, mas sem sucesso. A pesquisa foi ampliada para outras regiões, mas, mesmo assim, não se encontrou um hospital adequado para atender essa situação muito específica.
A busca, enfim, chegou a um local que não possuía credenciamento com a operadora do plano de saúde. Foi necessário a Adapta iniciar uma negociação com a empresa para que pudesse ser feito o reembolso integral, fato que resultou na abertura de exceção da companhia para a cobertura através do sistema de reembolso com o valor total. Mas, infelizmente, a família não dispunha do valor para posterior reembolso.
Processo, de “negócio” para ambiente “humanitário”
A Adapta, em seu trabalho incansável, então, alterou o processo da classificação de “negócio” para ambiente “humanitário”, com a apresentação de mais dois locais para realização do procedimento. Um deles não fazia parte da rede do plano/categoria dela, que poderia parecer mais difícil autorização da operadora.
Após tratativas e negociação com a operadora, foi obtida a autorização para realização do procedimento, sem custo algum para a segurada, em um local totalmente adequado as características da patologia e principalmente da paciente. “Minha filha fez todo o procedimento sem custo. Era uma situação bastante delicada, dar uma anestesia geral em uma criança requer muitos cuidados. Mas graças a Deus deu tudo certo e agradeço à Adapta por todo o empenho no atendimento”, revela Tatiana.