Você, empresário ou diretor de empresa, certamente já ouviu o ditado: “o barato pode sair caro”. Pois, muitas vezes, no mercado de planos de saúde corporativos, esse velho chavão contextualiza o que de fato ocorre de maneira até corriqueira. Tem companhia, por exemplo, jogando dinheiro no ralo após contratar mal um plano de saúde para seus funcionários. Com uma consultoria de benefícios auxiliando na aquisição de produtos adequados à realidade da empresa, por meio de métricas e análises personalizadas, haverá a garantia que o custo, que geralmente é alto, passará a ser um investimento.
Há um bom tempo o salário deixou de ser a única variável que o profissional aprecia em uma oferta de emprego. E nesse cenário, o plano de saúde corporativo tem um peso essencial e contar com a ajuda profissional de uma consultoria é mais do que bem-vinda. Um detalhe importante é que as operadoras e seguradoras de saúde não comercializam diretamente seus produtos ao consumidor final, o que faz a consultoria de benefícios ganhar ainda mais importância.
As consultorias de planos de saúde auxiliam as empresas na escolha da melhor condição contratual levando em consideração o perfil da companhia. Elas promovem uma análise abrangente do estilo de vida e necessidades dos diretores e funcionários, além dos objetivos da companhia para enquadramento na opção de mercado que mais se encaixe às necessidades. “Nosso trabalho não se resume em disponibilizar planos de saúde as pessoas, mas sim, entender as demandas da empresa e das pessoas que serão atendidas, encontrar esse ponto de equilíbrio e assim, implantar o produto que mais se adeque a elas”, revela Daniel Pontes, diretor da Adapta Gestão de Benefícios.
Consultoria de benefícios em busca das melhores opções
Com o suporte da consultoria de benefícios, fica muito mais fácil encontrar as melhores alternativas, que são muitas no mercado, que atendam às necessidades da empresa em relação ao budget. Além disso, ela pode ajudar com controle dos custos, pois pode atuar na negociação de reajustes e assim, tirando a empresa da condição de refém das decisões das grandes operadoras de saúde, colocando a contratante em uma condição de igualdade ou força comercial e técnica na negociação.
Esse, aliás, é um dos papeis que a Adapta executa com maestria. Em um caso recente de uma empresa cliente multinacional do setor de energia, Daniel lembra que conseguiu negociar a redução do reajuste para 9%. O caso se destaca pois, a operadora havia solicitado um reajuste de 27% e o cliente, por sua vez, queria pagar no máximo um percentual de 3,84%. “Reduzimos em 66% o índice de reajuste solicitado inicialmente, para uma empresa que tinha apenas um ano de relacionamento com a operadora. Conseguimos chegar aos 9% e demonstramos ao cliente que mediante o cenário interno e externo chegamos ao ponto de equilíbrio com a operadora”, compara.
Daniel lembra que alertou o cliente quanto a possibilidade de negativa de aceitação em outra operadora, já que em sua lista de beneficiários havia três funcionários com câncer. “Assim, conscientizamos os gestores da empresa com dados e informações técnicas que aceitasse o reajuste proposto, pois tínhamos chagado ao ponto do equilíbrio da relação comercial. A empresa readequou budget e, o mais importante, os funcionários ficaram todos satisfeitos”, diz. “Por isso, sempre digo que é essencial as empresas terem uma consultoria de qualidade cuidando dos benefícios, como planos de saúde, odontológico, seguro de vida, etc”, completa.
O trabalho eficiente da consultoria reduz custos
Ter o apoio de um time de profissionais com experiência em selecionar e apresentar os melhores benefícios para a realidade de cada empresa otimiza o tempo do time de gestão e da diretoria, que podem dedicar-se às suas atividades estratégicas. E, por outro lado, a consultoria aponta e faz análise do custo-benefício para que a organização alcance as soluções mais acertadas, com as melhores negociações através do seu relacionamento com as operadoras e seguradoras de saúde.