O número de empresas brasileiras que investe em programas de benefícios para os seus trabalhadores vem aumentando no país. Ofertas de boas remunerações, aliadas especialmente a um plano de saúde, ainda compõem a fórmula mais utilizada pelas companhias. E o melhor, para as companhias, é que uma boa consultoria em gestão de benefícios pode, além de apresentar pacotes sob medida, obter índices de reajustes que cabem no bolso ou até 0% na aplicação da correção anual.
Foi por meio do trabalho de uma consultoria eficiente que a Paulino Contabilidade e Assessoria Empresarial, em Santo André, na Grande São Paulo, obteve, por dois anos consecutivos, em 2020 e 2021, um índice de 0% de reajuste nos valores do plano de saúde utilizado por seus 25 funcionários. “Até pouco mais de uma década atrás não tínhamos uma empresa que cuidasse do plano dos nossos colaboradores, fechávamos direto com a operadora. Hoje, esse serviço de consultoria nos dá muita segurança e consegue negociações que certamente não teríamos com a companhia”, argumenta Antoniel Pereira da Silva, diretor Financeiro e de Recursos Humanos (RH) da Paulino.
Em 2020, a Paulino havia recebido uma proposta de reajuste de 14,57% no plano de saúde empresarial. Em 2021, a proposta encaminhada pela operadora previa 8%. Em ambas as ocasiões, por meio da consultoria prestada pela Adapta Gestão de Benefícios, com quem mantém uma parceria há mais de dez anos, a empresa não obteve qualquer reajuste.
Consultoria oferece uma surpresa agradável
De acordo com Antoniel Pereira, o índice de 0% no reajuste, que ocorre anualmente no mês de agosto, já havia sido uma surpresa em 2020. E ela foi ainda maior em 2021, quando a história se repetiu. “Verificamos junto ao mercado de que não há nada no país hoje que não sofra qualquer reajuste. Então, é uma dupla surpresa, mais do que agradável”, comenta o diretor. “Se a correção fosse aplicada pelo IGPM teríamos desistido do plano de saúde ou até trocado de operadora”, completa.
No final, não foi preciso nem uma coisa, nem outra. “Por isso temos uma fidelidade à Adapta, que está à frente de todas as negociações com a operadora. Estávamos muito preocupados, pois durante a pandemia muitos funcionários usaram o plano, o que aumentou o índice de sinistralidade”, diz o diretor da Paulino Contabilidade e Assessoria Empresarial.
Para Daniel Fontes, diretor da Adapta Gestão de Benefícios, o resultado de 0% no reajuste é fruto do relacionamento criado por sua equipe de atendimento. “Mesmo em um momento tão delicado para todas as atividades comerciais com a pandemia do coronavírus, nossa equipe continuou de prontidão para defender os interesses do cliente. E o resultado obtido expressa a real necessidade de um momento tão tenso tanto para nós aqui no Brasil, quanto para o mundo”, revela o executivo.
Consultoria da Adapta com serviço completo
A Paulino Contabilidade e Assessoria Empresarial foi fundada há 33 anos e nos últimos 25 deles oferece o plano de saúde aos seus funcionários. “Sempre tivemos, como característica, essa preocupação com o aspecto social do nosso colaborador. E o mínimo que podemos dar é oferecer a possibilidade de um tratamento e atendimento médico por meio de um bom convênio”, explica Antoniel.
Com a plena confiança na consultoria, a Paulino, que atende atualmente cerca de 300 clientes, deixa tudo nas mãos dos profissionais da Adapta. Eles são responsáveis, por exemplo, pela procura dos profissionais médicos e o agendamento das consultas e exames. “Todo esse suporte faz muita diferença”, comenta Antoniel. Ele lembra que seu sócio, Luiz Antônio Paulino, necessitou de um procedimento cirúrgico em outubro último com toda a assistência da equipe de atendimento da Adapta, dos exames iniciais à cirurgia médica.
Como não houve reajuste no plano de saúde, Antoniel antecipa que o Natal de 2021 será um pouco mais recheado para os funcionários do escritório. A distribuição de lucros no final do ano terá um agrado a mais. Algo em torno de 5% a mais, pelo menos. “Conseguimos zerar os reajustes em ambas as referências (2020 e 2021), que além de beneficiar a empresa em um momento tão delicado que é a pandemia do covid-19, proporcionará resultados financeiros relevantes a longo prazo”, finaliza Daniel Fontes.