Referência no mercado de gerenciamento, construção e locação de imóveis comerciais, com foco em lojas de rua, e loteamentos próprios em São Paulo e em outros Estados do país, a Wercom, que ainda reúne a marca Vértice no mesmo grupo, viu o custo do seguro saúde da sua diretoria dar um salto em 2022. Diante de uma economia instável, a companhia não pensou duas vezes. Seria necessário buscar reduzir esse custo para manter o benefício aos seus diretores e sócios.
O que parecia uma missão difícil teve um final feliz. A Adapta Gestão de Benefícios conseguiu reduzir o custo do seguro saúde, com um detalhe: ela não era a responsável pela apólice. Com seu trabalho de consultoria, e mediante a parceria com a seguradora e conhecimento da legislação, a Adapta promoveu a transferência de corretagem e, portanto, obteve total acesso à apólice, que já tinha mais de 20 anos. Aliás, esse foi o primeiro desafio, o de alterar as condições de uma apólice antiga e em plena utilização sem prejudicar os segurados.
Manter o seguro saúde na categoria Premium também foi uma exigência da diretoria da Wercom. Com acesso à apólice, a Adapta Gestão de Benefícios, com mais de 20 anos de experiência no mercado, identificou de imediato que ela possuía dois produtos premium e junto à seguradora abriu a possibilidade de migração entre os produtos.
Havia ainda a preocupação da Wercom, diante desse cenário, de que alguns diretores beneficiários do seguro saúde com mais de 80 anos de idade tivessem restrições com a negociação em aberto. Afinal, o temor era de que a companhia seguradora pudesse gerar uma recontagem de carências (habitualmente, o mercado compra carências, em média, de beneficiários com até 60 anos). “Em função do nosso know-how técnico (legislação e contrato), obtivemos êxito em promover a alteração sem que houvesse recontagem de carências dos diretores”, afirma Daniel Fontes, diretor da Adapta.
Redução de custo do seguro saúde
Desde que assumiu a negociação com a seguradora, a Adapta teve a preocupação de buscar reduzir o custo do seguro saúde da diretoria da Wercom e ao menos manter o nível da parceria com a companhia. No final, tudo deu certo e promoveu-se uma alteração do custo individual sem que ocorresse também qualquer alteração na apólice. E o melhor, a consultoria de gestão de benefícios obteve uma redução de custo individual de 40% e de 18% no geral, resultando em uma economia de R$ 115 mil anualmente.
De acordo com Anton Lundgren Werner, sócio-diretor da Wercom e Vértice Imóveis, a Adapta fez um trabalho brilhante no apoio e execução na redução do custo do seguro saúde. “Foi um trabalho de excelência. O time de atendimento usou todos os meios para nos auxiliar junto à seguradora para que a negociação tivesse êxito. A ideia é que ao final de 2023 possamos novamente sentar e renegociar os valores”, afirma o executivo. A receita proveniente da redução de custo no seguro saúde será utilizada para aquisição de áreas e novas construções da empresa.
Quer mais? Os valores cobrados pela seguradora de maneira equivocada por dois meses após a negociação foram restituídos, totalizando R$ 19 mil. “A Adapta desenvolveu realmente um trabalho ímpar. Já buscamos outras consultorias do setor no passado, mas nenhuma faz ou fez o promovido pela Adapta. Acredito que existem poucas como ela no mercado”, diz Werner.
Werner revela o trabalho da Adapta com propriedade. “Apesar dessa movimentação ter sido recente, meu relacionamento com a Adapta vem desde 2006, quando eu era sócio de uma empresa de tecnologia. Sempre conversava com os diretores da Wercom sobre a Adapta e em 2022 chegou a hora da mudança. Veio a tona esse caso e imaginávamos ser bastante difícil a mudança e principalmente a redução de custo sem perdermos a qualidade do seguro”, lembra.
A Adapta, diz Werner, nos propôs um trabalho bastante interessante e deu tudo certo. “O conhecimento do Daniel e de sua equipe em seguro saúde e gestão de benefícios foram fundamentais, recomendo o trabalho deles para qualquer empresa ou empresário de olhos fechados”, elogia.