Ter uma boa gestão do seu plano de saúde empresarial é de fundamental importância para qualquer companhia que ofereça esse benefício aos seus colaboradores. O plano de saúde é um benefício altamente valorizado pelos trabalhadores, incentivando sua permanência na empresa. Quer mais? De acordo com pesquisa da Catho, 74,6% dos funcionários consideram a assistência médica um dos principais motivos para manter-se no emprego.
Mas para ter uma gestão eficiente do plano de saúde empresarial, é importante adotar uma abordagem estratégica e cuidadosa, considerando diversos aspectos que podem impactar tanto os custos quanto a satisfação dos funcionários.
Aqui estão algumas práticas e estratégias que podem ajudar:
1. Avaliação e Seleção do Plano de Saúde
– Análise de necessidades: Entenda as necessidades de saúde dos funcionários através de pesquisas, feedbacks e histórico de utilização do plano, se houver.
– Comparação de opções: Avalie diversas opções de planos de saúde, considerando coberturas, rede credenciada, custos, reputação da operadora, entre outros fatores específicos para sua empresa e funcionários.
– Visão de médio e longo prazos: Avalie as opções com a visão de permanência com a operadora de saúde pelo menos a médio e longo prazos. Adotando esse critério de avaliação nos momentos iniciais de definir as necessidades da empresa e colaboradores, bem como, na etapa de comparar as opções, com certeza a decisão será melhor tomada tanto para agora, quanto para potencializar a manutenção da operadora por anos, fato que proporciona melhores condições para a empresa e maior satisfação dos colaboradores.
2. Comunicação e Educação
– Informação transparente: Forneça informações claras e acessíveis sobre o plano de saúde aos funcionários, incluindo coberturas, procedimentos para utilização, rede credenciada, etc. Esse item deve se tornar um protocolo na admissão e pelo menos com periodicidade anual, pois valoriza o produto/benefício e principalmente a empresa junto aos colaboradores.
– Educação sobre uso responsável: Eduque os funcionários sobre a importância de um uso responsável do plano de saúde, incentivando práticas de medicina preventiva e conscientização sobre custos. Essa prática proporcionar engajamento dos colaboradores quanto a importância e manutenção do plano de saúde na empresa.
3. Gestão de Sinistralidade e Custos
– Monitoramento regular: Caso a operadora de saúde disponibilize a informação, acompanhe continuamente a sinistralidade (relação entre custos e receitas do plano) e os padrões de utilização do plano de saúde.
– Análise de dados: Utilize dados históricos e análise preditiva para identificar caso específicos que podem sofrer intervenções positivas e tendências de saúde que apontam para áreas de intervenção e assim, contribuir para controle da sinistralidade.
– Programas de saúde e bem-estar: Uma dica importante é utilizar os programas de saúde já existentes nas operadoras, pois as ferramentas proporcionam melhora significativa do tratamento das pessoas e concomitante a redução dos custos nos atendimentos médicos.
4. Atendimento ao Cliente e Suporte
– Canais de comunicação abertos: Garanta que os funcionários tenham acesso fácil a canais de atendimento ao cliente da operadora de planos de saúde ou melhor ainda, da Gestora de Benefícios (corretora) para resolver dúvidas e questões.
– Gestão de reclamações: Estabeleça com sua Gestora de Benefícios (corretora) procedimentos claros para lidar com reclamações e feedbacks dos funcionários em relação ao plano de saúde.
5. Avaliação Contínua e Ajustes
– Feedback contínuo: Solicite feedback regular dos funcionários sobre o plano de saúde e faça ajustes conforme necessário para melhor atender às necessidades e expectativas.
– Endomarketing: Mantenha seus funcionários sempre atualizados quanto as características do plano de saúde, seus benefícios e melhores práticas de utilização para que estejam satisfeitos e assim, potencializar a manutenção do produto a longo prazo.
6. Compliance e Regulamentações
– Conformidade legal: Atue com uma Gestora de Benefícios (corretora) que tenha capacidade técnica nos ambientes, legal, contratual e normas operacionais das operadoras de saúde, pois assim, você inibe passivos cível e trabalhista.
– Alinhamento de processos: Cobre da sua Gestora de Benefícios a garantia de que todos os processos relacionados ao plano de saúde estejam em conformidade e operando de maneira eficiente (inclusões, exclusões, migração para demitidos e outros).
7. Parceria com Consultoria Especializada
– Consultoria externa: Considere a contratação ou parceria com uma consultoria em gestão de benefícios ESPECIALIZADA EM SAÚDE para oferecer a sua empresa, independente do tamanho, estratégias, táticas e apoio operacional para atender aos itens mencionados acima.
Implementar uma gestão eficiente do plano de saúde na empresa requer um compromisso contínuo com a transparência, educação, controle de custos, parceria com a operadora de saúde e busca de bem-estar dos funcionários. Ao adotar uma abordagem estratégica e proativa, sua empresa pode otimizar os investimentos e aumentar a satisfação dos funcionários.
Então, está esperando o quê? Agende um bate-papo com o time de atendimento da Adapta GB e conheça de perto como essa consultoria pode ajudar você e sua empresa em uma gestão eficiente em seu plano de saúde empresarial.