Você profissional do RH, imagine-se na seguinte situação. Uma funcionária saiu de sua empresa, mas o nome dela, por erro ou esquecimento, não foi desvinculado ao benefício da operadora do plano saúde. Trocando em miúdos, a companhia continuou pagando-o, mesmo a trabalhadora não estando mais empregada no local. Logo, a empregadora, ao perceber o erro, decide descontar do seu salário o período em que o pagamento foi efetuado para a operadora.
Delicada essa situação, não? Pois é, mas foi exatamente isso que ocorreu com a rede Atlântida Hotéis com uma de suas funcionárias. E para reverter a situação, a companhia acionou a Adapta, consultoria de gestão de benefícios, que prontamente se dispôs a prestar todo tipo de ajuda. Então, assim que acionada, a consultoria solicitou uma negociação com a operadora do plano de saúde, para que fosse feita a devolução dos valores decorrentes da manutenção da funcionária emitida no período de dois meses.
À consultoria de gestão de benefícios coube o trabalho de atuar na redução de custo e promover a regularização cadastral junto a operadora sem desviar a atenção dos profissionais de RH/DP da rede de hotéis das atividades da área e do cuidado com os colaboradores. Após muitas conversas e propostas, além do know how de mais de 20 anos de mercado e credibilidade da Adapta, a operadora do plano de saúde aceitou a solicitação feita pela consultoria de gestão de benefícios. Assim, houve a devolução completa dos valores referentes ao período de dois meses de pagamento que foram feitos em nome da ex-funcionária.
O papel da consultoria de gestão de benefícios com o plano de saúde
O papel da consultoria de gestão de benefícios, como o caso da Adapta, nesse tipo de situação do plano de saúde da rede de hotéis é identificar e mediar qualquer tipo de erro ou infração que esteja sendo cometido relacionada ao RH e então auxiliar os colaboradores da melhor maneira possível para que não sejam prejudicados. Para isso, a consultoria de gestão de benefícios oferece todo tipo de suporte necessário, liberando e reduzindo o número de demandas que o setor do RH normalmente teria em uma situação como essa sem um trabalho especializado.
E quais os pontos positivos e os principais diferenciais que impactaram diretamente nessa situação? Além da redução de custos, por conta da devolução dos valores, a consultoria de gestão de benefícios efetuou a regularização do faturamento da empresa. Um dos grandes benefícios gerados foi o pequeno impacto interno da empresa, já que o setor de RH em nenhum momento interferiu nas negociações e na relação com a operadora do plano de saúde. Tudo foi feito diretamente pela Adapta, diminuindo ainda mais as demandas e o custo operacional de cada funcionário.
É importante ressaltar também que, com o tempo economizado, o próprio RH ou DP acabou direcionando suas forças para outras atividades da própria empresa e não em assuntos burocráticos. Além disso, eliminou também a possibilidade de ônus para os funcionários das áreas envolvidas em consequência do erro.
Elogios do cliente às ações da consultoria de gestão de benefícios
O atendimento da Adapta na resolução do imbróglio com a operadora do plano de saúde foi muito elogiado. “Solicitamos diretamente para a Adapta um auxílio nesse problema e desde o primeiro contato recebemos total atenção e esclarecimento de dúvidas. A consultoria de gestão de benefícios intermediou e conseguiu resolver da melhor maneira possível, nos fornecendo total acompanhamento até a finalização do processo, reforçando ainda mais sua credibilidade com a nossa equipe”, argumenta Alline Franco, supervisora de RH da rede.