Imagine a seguinte situação: seu colaborador está a serviço da empresa e, tragicamente, um acidente o acomete ocasionando a sua invalidez ou até a morte. Sem seguro de vida, a empresa fica em uma situação muito desconfortável, que na maioria vezes acaba arcando com todos os custos. E a família do empregado ficará desamparada diante de um evento súbito que gera grandes despesas, à mercê da ajuda de amigos e familiares. Trágico, sem dúvida nenhuma, mas um relato muito real do que ocorre com mais frequência que imaginamos.
Depois do plano de saúde, o seguro de vida na empresa, que tem como objetivo proteger o colaborador e dependentes de eventos que possam gerar grandes demandas financeiras imediatas ou a logo prazo para família, é um dos benefícios mais valorizados pelos funcionários. Ele, que costumeiramente tem como beneficiários o cônjuge e filhos, não é acionado apenas no caso de morte, como muito se imagina. Quando bem contratado, o seguro de vida pode cobrir invalidez, assistências e auxílios financeiros para despesas extras, tratamento de doenças graves, valores diários para incapacidade temporária e outras.
O seguro de vida é muito flexível, podendo ser contratado de acordo com as necessidades da empresa, levando em consideração o perfil dos colaboradores, características de cada atividade ou função e, claro, tendo como limite a capacidade de investimento de quem irá patrocinar. É muito comum encontrar grupo de afinidades, como associações, clubes, sindicatos e cooperativas que também possuem o produto para ser cedido ou contratado pelos seus beneficiários. É preciso lembrar que a contratação deve, preferencialmente, ser realizada com uma corretora de seguros, que disponibilizará o desenho mais adequado para seu negócio.
No ano de 2017, em uma das empresas do portfólio da Adapta Gestão de Benefícios, ocorreu o falecimento do filho de um colaborador da empresa que, não por acaso, levou imediatamente a diretoria a acionar a área de sinistro com a solicitação para assistência do evento. Ela foi acolhida, mas identificada que não havia a contratação do produto pela responsabilidade da Adapta.
Como a empresa tinha certeza da contratação, acionou a Adapta como forma de gentileza por uma situação completamente atípica, contribuir para que a regulação do sinistro ocorresse com maior brevidade para, de alguma forma, minimizar a dor do colaborador.
A seguradora foi acionada, mas soube-se que o seguro de vida contratado junto ao banco não previa cobertura para filhos e assistência funeral para a família. A empresa acabou por desembolsar todos os gastos do próprio bolso, causando um desequilíbrio financeiro não aguardado para tais situações.
Seguro de vida na empresa: quando e a quem oferecer
O seguro de vida na empresa é essencial para as companhias que queiram oferecer segurança e tranquilidade aos seus colaboradores. E a boa notícia é que toda companhia, independentemente do nível de remuneração e dos cargos de seus profissionais (da recepcionista ao principal executivo), consegue contratar esse produto que, no final, tem um custo muito pequeno. Até mesmo estagiários, MEI e terceirizados podem ser incluídos no pacote.
Aqui fica uma dica, que é fundamental que os profissionais responsáveis pela gestão da empresa sejam consultados e forneçam informações sobre o perfil de todos os funcionários. Um seguro de vida pode ser contratado sem que tenha nenhuma relação com a realidade da empresa e seus colaboradores.
Por isso, é importante que os gestores da empresa avaliem o melhor desenho das coberturas, tipo básica para casos de morte/invalidez por doença ou invalidez, despesas médicas com doenças graves, diárias por incapacidade de trabalho e até como exposto acima, a cobertura para a família.
Uma contratação errada gera dor de cabeça
O custo para a contratação de um seguro de vida na empresa pode variar de acordo com a idade do colaborador, quantidade de coberturas e valor da indenização. Por isso é de grande importância que a análise possa ser feita por uma consultoria de gestão de benefícios ou uma corretora de seguros, que, com sua ampla expertise, possa desenvolver os melhores desenhos com o perfil da empresa e apresentar as melhores propostas.
Além disso, a consultoria/corretora poderão lhe oferecer o melhor atendimento e o suporte técnico no pós-venda. Tudo para que você fique atento apenas ao seu negócio.