Você, dono de empresa, independentemente do tamanho, já pensou em contar com um seguro patrimonial? Se ainda não o colocou sequer em seu orçamento anual, está na hora de avaliar a possibilidade. O sucesso de um empreendimento depende de uma gestão de risco responsável e, isso implica diretamente, o seguro patrimonial como um componente fundamental para o seu negócio. Afinal, ele oferece maior segurança financeira, apoia no planejamento econômico e blinda o orçamento no caso de imprevistos que causem danos.
Trocando em miúdos, a proteção patrimonial através do seguro é uma tranquilidade a mais para que as PME’S, pois terão seus bens e principalmente a atividades protegidas. Basicamente, o seguro patrimonial funcionará como outro seguro qualquer, onde haverá cobertura para eventos pré-determinados em contrato que pagarão indenização a empresa decorrente de danos ou despesas oriundas de imprevistos que são chamados de sinistros.
De certo mesmo é que a maioria das PMEs acredita que ter ou manter o seguro patrimonial é caro. Puro engano! A consultoria deve ser realizada por uma corretora de seguros, onde o valor será estabelecido após análise do risco e terá variação de acordo com a atividade da empresa, mas é muito pequeno se comparado aos custos anuais decorrentes dos imprevistos. Infelizmente, uma boa parte das empresas só passa a adicioná-lo na programação financeira após a ocorrência de um evento de grandes proporções. Aí foi tarde!
O seguro patrimonial para as PMEs, resumidamente, podem cobrir danos aos imóveis ou móveis, utensílios, material de escritório, máquinas, produtos em estoque, equipamentos eletrônicos, mesmo em trânsito, chegando até cobrir valores nas dependências da empresa ou até em deslocamento. Há coberturas opcionais também, como o de responsabilidade civil, que dá segurança também aos clientes das PMEs, caso o produto ou a atividade de prestação de serviço gere algum tipo de dano.
Seguro patrimonial, um investimento importante
A importância para uma PME de se estar amparada por um seguro patrimonial fica evidente quando ocorre algum evento. Exemplo são empresas de prestação de serviço em escritório, principalmente em condomínios, onde os gestores acreditam estar totalmente protegidos pela estrutura do condomínio. Se enganam terrivelmente e a Adapta Corretora possui cases que provam o contrário.
Um dos cases que causou grandes danos a uma PME, foi em uma companhia da área de publicidade e propaganda que, em um condomínio de luxo de São Paulo, teve no final de semana o bebedouro com o rompimento dos dutos internos, gerando alagamento nas dependências da empresa e em outros andares que só percebido na segunda-feira. Por consequência, foram danificados parte dos móveis, parte da infraestrutura elétrica e parte dos eletrônicos, que é o coração da empresa, sem contar os danos em outras empresas (terceiros-responsabilidade civil).
Conforme orientação fornecida ao cliente pela Adapta Corretora no fechamento do seguro, o primeiro passo foi acionar a área de sinistros patrimoniais da corretora e não a seguradora, pois para se obter 100% da cobertura do seguro é imprescindível que a abertura, bem como a condução do processo de sinistro sejam realizadas com extrema técnica, fato que a empresa pode não fazer.
Resumidamente, a Adapta Corretora proporcionou sem custo a utilização dos serviços adicionais da apólice como guarda dos bens da empresa durante o reestabelecimento (obra) do local de atividade. A reforma foi realizada em prazo recorde, pois os custos já estavam aprovados pela seguradora para a recomposição dos danos ao imóvel, móveis, equipamentos e, principalmente, aos demais condôminos afetados no prédio.
Definitivamente, as PMEs, para contratarem seguro patrimonial através de corretora de seguros, influencia diretamente em ter um produto adequado, além de agilizar e garantir a utilização de 100% do seguro. Significa também pagar um preço justo, que cabe no orçamento e ter um serviço que esteja de acordo com as necessidades específicas das PMEs.
Invista na saúde financeira da sua PME
Além de ser considerado prudente como gestor adotar medidas de segurança do patrimônio e da atividade da empresa, pode ajudar a conseguir descontos nos seguros patrimoniais. Por exemplo, adotar condutas internas preventivas ou instalação de equipamentos se segurança, podem gerar grandes reduções no valor do seguro. Assim, a seguradora entende que os riscos são reduzidos.
Quais são as vantagens de um seguro patrimonial?
O propósito do seguro patrimonial é reestabelecer imediatamente a condição econômica e financeira da empresa decorrente de eventos súbitos e inesperados que venham a gerar prejuízos e assim, inibir que o esforço empresarial já realizado para chegar ao atual patamar, não tenha de ser empregado novamente, ou seja, voltar no tempo de vida da empresa e às vezes no nascimento.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 36 a cada 100 brasileiros adultos conduzem alguma atividade empreendedora. Ou seja, já em 2017 existiam 50 milhões de pessoas que têm sua renda ligada ao próprio trabalho. Grande parte desses é de PMEs, que podem usufruir da garantia do seguro patrimonial como uma tranquilidade a mais para o negócio.
Nesse contexto, saiba que investir na segurança da manutenção do seu negócio garante a estabilidade da empresa e que essa é a principal vantagem de um seguro patrimonial.
O seguro patrimonial das PMEs:
• é a melhor prática de proteção ao negócio adotada por gestores
• elimina surpresas financeiras em eventos inesperados
• inibe a interrupção ou paralização temporária da atividade
• coloca-as em pé de igualdade com os concorrentes de grade porte
• pode ser utilizado como valor agregado ao produto ou serviço