Desde que a pandemia do coronavírus tomou conta do país, no princípio de 2020, o sistema de saúde público e privado do Brasil teve seu desenho repensado e ajustado com frequência. Com a expectativa de maior tráfego e permanência no sistema de saúde, desde clínica médica até leitos de UTI e mais o foco de reduzir a frequência de pessoas sem a real necessidade de estar no sistema e também, prevenir aglomerações em ambientes de alto potencial de contágio, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 467/20 que dispõe sobre a Telemedicina, ou a medicina por meios de telecomunicações.
Com a pandemia de covid-19 e suas consequências na rotina das pessoas, houve o acometimento de grande parte dos colaboradores das empresas por patologias de saúde física e, principalmente, mental. O nível de produtividade caiu e os problemas aumentaram.
Embora a preocupação com a saúde e a segurança do trabalho já façam parte das obrigações empresariais, hoje essa realidade tomou uma proporção ainda maior. E a Telemedicina, dizem nos bastidores, veio mesmo para ficar (pelo menos essa é a torcida de muitos que se beneficiaram com a medida).
Nesse cenário em que a Telemedicina se estabeleceu como uma nova ferramenta de acesso a saúde, a consultoria de gestão de benefícios ganhou mais um papel muito importante na relação entre empresas, operadoras de saúde e usuários. Ela passou a atuar como “braço direito” das empresas, promovendo a vazão de demandas reprimidas dos atendimentos clínicos de cunho psicológico que, por padrão, antes eram realizados somente pessoalmente, para o agendamento de consultas/sessões e, também, dos exames médicos ocupacionais, mais a realização de exames clínicos complementares que em tempo de pandemia estão com agendas mais restritas.
A Adapta Gestão de Benefícios, como exemplo, foi a ponte entre os gestores das empresas clientes e o acesso dos colaboradores e dependentes à saúde através da Telemedicina. Trocando em miúdos, como o tipo de acesso à saúde era novo e quase nada se conhecia dos processos de Telemedicina, a Adapta atuou como uma empresa de logística médica, pois, em conjunto com os gestores, foram definidas prioridades de cada empresa, a estratégia de acolhimento das demandas e aí, partiu-se para o direcionamento das solicitações médicas.
A Telemedicina e suas vantagens
A principal vantagem da Telemedicina, em especial em tempos de pandemia, é o trabalhador receber orientações médicas sem precisar sair de casa, evitando assim riscos de possíveis contatos com o vírus e deixar o atendimento presencial para os casos mais graves. Os profissionais médicos podem, à distância e com a ajuda da tecnologia, avaliar as queixas dos empregados e determinar os tratamentos sem a necessidade de deslocamento do trabalhador.
A adoção da Telemedicina pode trazer ainda à saúde ocupacional uma diminuição no absenteísmo na empresa, maior produtividade à equipe de trabalho (que não precisa deslocar-se para a consulta), agilidade nos laudos médicos e redução de custos para a companhia.
Os custos de saúde no mundo são altíssimos. Para a maioria das empresas que disponibilizam o benefício saúde, depois da folha de pagamento, o plano de saúde é o segundo ou terceiro maior custo. No pico da pandemia, segundo Daniel Fontes, diretor da Adapta, quase 100% dos atendimentos eletivos para consultas médicas, que não foram em Prontos Socorros (somente casos mais graves foram para o PS), ocorreram por meio dessa modalidade e assim, proporcionando o equilíbrio entre acesso pleno à saúde dos colaboradores e dependentes e os custos para as corporações.
As facilidades da Telemedicina
Seguindo a legislação em vigor, médicos poderão se utilizar da Telemedicina para realizar consultas médicas, emitir receitas e atestados através de assinatura eletrônica. Dessa forma, as empresas poderão cumprir com a missão de disponibilizar acesso à saúde aos colaboradores, bem como, cumprir as obrigações trabalhistas com a realização dos exames ocupacionais sem colocar em risco a saúde do seu maior capital, o trabalhador.
A Adapta Gestão de Benefícios, por sua vez, está preparada para auxiliar seus clientes em todo esse processo.