Oferecer benefícios aos funcionários é uma das principais estratégias de qualquer empresa, independentemente do porte e segmento, para reter talentos e não sofrer com o terrível turnover. Além disso, é também uma forma dela manter sua equipe de trabalho sempre motivada, o que é essencial para os bons negócios – problemas com a saúde bucal podem afetar a satisfação e a produtividade dos colaboradores. E entre os benefícios, o plano odontológico na empresa é um dos mais simples e que custa muito pouco à companhia e para os colaboradores.
Além do aspecto financeiro, o plano odontológico contratado pela empresa é um benefício curinga na estratégia de retenção e atração de colaboradores, pois agrada praticamente todas as pessoas, como homens, mulheres, iniciantes ou mais experientes na vida profissional ou desde as funções operacionais até diretorias. A contratação do plano odontológico na empresa cresceu mais de 104% entre 2009-2019, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS) e vem aumentando sua competitividade com o plano de saúde, que ainda é o principal produto no portfólio de benefícios.
Com o plano odontológico na empresa, o colaborador possui serviços odontológicos de qualidade ao custo muito acessível, sendo até considerado como remuneração indireta, pois há o acesso dos colaboradores e dependentes aos procedimentos de consultas de avaliação e prevenção, limpeza dos dentes, tratamento de gengiva, canal, restaurações, entre outros. Um controle rotineiro é fundamental para manter a saúde bucal dos funcionários em dia e fazer valer o investido da empresa e colaboradores.
Os colaboradores com a saúde bucal em dia, plenamente satisfeitos com os benefícios da empresa, produzem mais e reduzem as ausências do trabalho. Uma informação curiosa: muitas vezes as pessoas reclamam de dores de cabeça recorrentes e que podem ocorrer devido alguma patologia odontológica.
Plano odontológico na empresa tem baixo custo
Vale salientar novamente que o plano odontológico na empresa tem uma boa representatividade no dia a dia do colaborador especialmente pelo aspecto financeiro. Imagine um colaborador que ganha um salário-mínimo pagar por uma consulta particular no dentista. Certamente, 20% do seu rendimento já estará comprometido. Se optar por fazer um procedimento de limpeza e uma seção preventiva de gengivite, outras centenas de reais serão comprometidas.
Para a empresa, contratar e manter o plano odontológico, que ainda gera o conforto de um salário indireto, é um investimento de baixo custo. De maneira bem geral, um plano odontológico contratado pela empresa custa mensalmente, em média, de R$ 15 a R$ 30 percapta. É um produto barato que pode, e vai, gerar um grande valor à companhia, reforçando positivamente sua imagem.
Oferecer boas condições de trabalho e benefícios como o plano odontológico contribuem sobremaneira para exaltar a marca no mercado, ainda mais se os mesmos são extensivos aos familiares dos colaboradores. Para uma pequena empresa, em especial, essa é uma grande sacada.
Como costuma dizer Daniel Fontes, diretor da Adapta Gestão de Benefícios, com o plano odontológico uma pequena e média empresa cria o universo de empresa grande. O funcionário tem em mãos um plano de uma boa operadora, reconhecida no mercado, que o atende em suas necessidades básicas e emergenciais no que diz respeito à saúde bucal dele e de sua família.
Qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores
Uma pesquisa da Agência Nacional de Saúde (ANS), realizada em 2019, constatou que a qualidade de vida e bem-estar das pessoas aumenta consideravelmente por meio de uma boa saúde bucal. Por isso, colaboradores com acesso a um atendimento diferenciado em saúde bucal, através do plano odontológico na empresa, faz toda diferença em relação à competitividade da organização em recrutar e manter profissionais talentosos.