A Levante, uma consultoria de investimentos, tinha até o ano de 2022 duas operadoras de saúde ativas na empresa. Uma delas, inclusive, exigia a permanência obrigatória contratual de três anos, cuja renovação deveria ocorrer pelo mesmo período de tempo. Trocando em miúdos, um contrato totalmente engessado. Mas uma boa gestão em benefícios, porém, acabou com o problema de duas companhias prestando os mesmos serviços, o que gerava ainda um custo maior, e trouxe resultados muito positivos para as áreas de Recursos Humanos (RH) e Finanças.
A Adapta Gestão de Benefícios foi contratada para mapear no mercado uma seguradora que pudesse comportar todas as necessidades da diretoria e funcionários da Levante. Cada uma das operadoras atendia a um público diferente e ainda havia a burocracia e a demora na solução de casos tratados. Até mesmo os atrasos nas movimentações cadastrais eram constantes e chegavam a durar três meses. “Essas movimentações eram as nossas principais dores. Tínhamos muitas dificuldades nos registros, pois as operadoras eram muito complexas”, lembra Jéssica Ribeiro Cavalcanti, coordenadora de RH na Levante.
A missão da Adapta era encontrar uma operadora acessível e ágil. A consultoria de gestão em benefícios conseguiu uma companhia que, além de comportar as necessidades dos dois grupos, diretoria e colaboradores, ainda obteve um upgrade comparado aos produtos anteriores. O gargalo dos atrasos das movimentações cadastrais também acabou, graças à utilização de uma plataforma 100% digital disponibilizada pela Adapta, que eliminou todo processo físico.
A boa notícia é que além do upgrade de plano e o ganho de produtividade, que impactou diretamente a área do RH, o trabalho de consultoria da Adapta Gestão de Benefícios gerou uma redução de custo de 37%. Em valores, isso representou R$ 280 mil a mais em caixa, o que agradou muito o time de Finanças. “Claro que a redução de custo foi importante, mas ganhamos muito em qualidade e agilidade no atendimento. Sei que a qualquer momento que precisar de uma ajuda, o time da Adapta consegue dar uma devolutiva rápida”, afirma Jéssica. “Tenho muito mais segurança no meu trabalho”, completa.
Outras boas vantagens na mudança
É preciso ressaltar também que com a nova operadora, a Levante passou a incluir novos funcionários como beneficiários sem carência, o que não ocorria antes, e o novo contrato foi fechado com vigência obrigatória de 24 meses e, após esse prazo, pode ser cancelado a qualquer momento.
A Levante também não conseguia, com as operadoras anteriores, promover a inclusão futura dos prestadores através das empresas deles. Também não era possível fazer o faturamento separado. Agora, tudo isso já é possível. A nova parceira possibilita o desenho de faturamento para prestadores através de empresas.
Benefícios diretos para o RH e colaboradores
Com a parceria com o time da Adapta e o apoio da tecnologia, o RH da Levante obteve uma série de benefícios e vantagens. A burocracia foi eliminada, o colaborador ganhou um acesso rápido ao sistema de saúde e a equipe de Jéssica ganhou mais tempo para lidar com atividades menos operacionais e mais estratégicas. “Acabaram as nossas dores de cabeça. Os usuários do plano têm elogiado bastante o atendimento da Adapta, sempre com prontas respostas e disposto a dar todo o apoio. Com eles, só fico sabendo o que está acontecendo, quando antes perdíamos muito tempo ajudando no processo”, afirma Jéssica Cavalcanti.
Boa parte do fim do trabalho operacional da Levante foi consequência da adoção da plataforma digital da companhia do plano de saúde indicada pela Adapta. Por meio dessa ferramenta é possível fazer o agendamento de consultas e exames, obter autorizações para cirurgias e a indicação de redes para realização de atendimentos específicos. Ainda está à disposição, caso seja necessário um apoio diferenciado, a equipe da Adapta para acolher as demandas, que em alguns casos é fundamental para utilização do seguro saúde pelos colaboradores ou dependentes.