Você, que é usuário de um plano de saúde ou procura atendimento do SUS em unidades do AMA ou UPA, já se viu naquela situação de perder horas e mais horas em filas para um atendimento ambulatorial ou passar dias tentando agendar uma consulta presencial? E que, ao final do serviço, sai do local com a receita para a compra de analgésico? Pois a Adapta Gestão de Benefícios, de olho em proporcionar um atendimento rápido, simples e eficaz, acaba de criar a Central de Atendimento Adapta Saúde 24 Horas.
Adapta Saúde 24 Horas é um canal de telemedicina, com orientação médica online com profissionais qualificados voltada aos casos ambulatoriais de baixa complexidade. É, como diz Daniel Fontes, diretor da Adapta Gestão de Benefícios, uma importante ferramenta de acesso à saúde para quem não quer ficar na dependência recursos mais lentos, por exemplo. “Com a pandemia de covid-19, tivemos a entrada da telemedicina, que há anos era pleiteada por médicos. Essa plataforma funciona muito bem em consultas médicas simples, na atenção básica à saúde, para que as pessoas não fiquem horas em prontos socorros/atendimentos a espera de um diagnóstico, que na maioria das vezes é de casos simples”, diz.
A Adapta Saúde 24 Horas funciona com aplicativo que oferece através de videoconferência uma triagem com enfermeiro para a realização de anamnese (avaliação de sintomas, sinais vitais, problemas de saúde e preocupações) com todas as informações sobre o paciente. Se for algo simples, o próprio enfermeiro dará andamento ao caso. Se o paciente pedir ou necessitar, ele é encaminhado ao médico (clínico geral ou médico da família – este último para atender também crianças). A transferência pode ocorrer de maneira imediata ou agendada, tudo isso pelo aplicativo, de maneira simples e rápida por videochamada ou somente voz. E mais, para finalizar o atendimento, após 24hs o paciente recebe o chamado para informar da evolução dos sintomas.
Central de Atendimento Adapta Saúde 24 Horas para quem precisa
A Central de Atendimento Adapta Saúde 24 Horas agiliza o atendimento e fornece orientação técnica e médica para o usuário. “Para uma pessoa que não tem acesso ao sistema de saúde privado, isso é ouro”, diz Daniel. Ele lembra que a grande maioria das demandas de atendimentos em hospitais e prontos socorros/atendimentos são para casos de baixa complexidade que, com a telemedicina, poderiam gerar uma grande economia de tempo e dinheiro para as pessoas e maior eficiência ao recurso médico. “Além das longas filas de espera pelo atendimento médico, há o desgaste e o custo do deslocamento. A orientação online acaba com tudo isso”, completa.
Com a Adapta Saúde 24 horas, o usuário receberá na consulta orientações sobre a patologia, diagnóstico e se for o caso, proposta de tratamento. Com isso, poderá ter acesso à receita de medicamentos e indicação de exames, caso sejam necessários. “E se preciso for, o médico também pode pedir o afastamento do trabalho”, declara Daniel Fontes.
Segundo ele, muitas pessoas com pouco acesso à informação ou ao sistema de saúde privada, ficam muito tempo fora do trabalho em razão de doenças simples que, não cuidadas, podem evoluir para um estágio mais avançado, seja pela falta de cuidados e tratamentos médicos considerados simples. “O índice de absenteísmo e presenteísmo nas empresas é alto por conta de uma série de doenças simples. A empresa perde produtividade e o funcionário fica ‘pedalando’, doente, sem sair do lugar. A telemedicina surge para atender as demandas de saúde de baixa complexidade, que são a maioria, de maneira rápida e sem contato físico, economizando dinheiro e com toda a eficiência disponibilizada pela tecnologia”, declara o diretor da Adapta.
Quem pode usar o Adapta Saúde 24 Horas
Cada usuário da Central de Atendimento Adapta Saúde 24 Horas pode incluir até três dependentes em seu plano (pais e um filho, por exemplo). Para crianças e jovens abaixo dos 18 anos, a consulta online precisa ser acompanhada por um adulto maior de idade. Não há limite de quantidade de consultas, nem de acionamentos.