O plano de saúde é o produto que lidera o ranking de benefícios mais admirado pelos trabalhadores das empresas brasileiras. Uma pesquisa da Catho, um dos principais portais de vagas do país, aponta que 74,6% o consideram um item muito importante. Quer mais? O plano de saúde pode reter um funcionário e fazer com o que o mesmo tenha muito mais produtividade no serviço, gerando mais resultados.
Melhor ainda é quando a empresa pode, além de oferecer o plano de saúde, reduzir o custo. E isso é possível sim, se você contar com uma boa consultoria de gestão de benefícios. A IB Corretora de Câmbio, Título e Valores Mobiliários, por exemplo, conseguiu diminuir em 24% o seu custo com plano de saúde aos funcionários, gerando uma economia de R$ 22 mil no ano.
Reavaliação do plano de saúde em 2020
Em fevereiro de 2020, no princípio do período pandêmico no Brasil, a IB Corretora solicitou à Adapta Gestão de Benefícios uma reavaliação no plano de saúde corporativo para seus funcionários. A consultoria elaborou um estudo de mercado, com dados e análises a partir de levantamentos feitos com as principais operadoras do país. E graças a esse trabalho, conseguiu-se uma redução de 24%, mantendo-se ainda o modelo sem coparticipação.
Além da redução no custo com os gastos do plano de saúde, os usuários ainda tiveram um upgrade de operadora e consequentemente de várias características do produto. A categoria de básica do benefício cedido pela empresa passou de enfermaria para apartamento e houve também um upgrade significativo de rede laboratorial e da rede hospitalar.
Mecânica de reajuste com limite já conhecido
Outro detalhe importante, lembra Emerson Marchiori, diretor da IB Corretora, foi a mecânica de reajustes. A empresa migrou de uma operadora com a mecânica normal onde aplica o resultado o pool, para uma que pré-estabelece níveis de reajuste e, portanto, com um limite já conhecido. Também saiu de uma operadora inflexível para uma flexível e isso a beneficia para atender demandas específicas.
De acordo com Marchiori, é fundamental ter uma consultoria de gestão de benefícios como a Adapta, que dá total apoio e busca as melhores condições para a companhia. “Esse trabalho nos possibilita focar somente em nosso core business. As questões do plano de saúde deixamos com quem realmente entende e executa, com maestria, o atendimento às demandas dos usuários”, afirma.