O empresário Arthur Accioly tinha uma vida tranquila até ser vítima, em 2020, ao lado de outras cerca de 30 pessoas, de uma infecção hospitalar que causa uma destruição facial, especialmente na região da narina. Além de conviver com o problema de saúde, que ainda hoje é acompanhado de perto por médicos, ele chegou a viver o drama do desencontro de informações e agendamentos de atendimento cancelados pela operadora do plano de saúde corporativo. Mas, felizmente, em todo o processo, contou com o suporte de uma consultoria de gestão de benefícios que reduziu prazos para realização das cirurgias e garantiu reembolsos médicos até então recusados pela companhia.
Accioly, desde 2020, já passou por oito procedimentos cirúrgicos. Perdeu as contas do número de consultas e exames médicos e dos imbróglios pelos quais passou em certas ocasiões. “Na situação em que me encontrava, como paciente, lidar com operadora do plano de saúde era um peso enorme. Em um dos momentos, cheguei para internação e houve um desentendimento de informações entre o médico, clínica e hospital. Fiquei na mão”, lembra.
E é aí que o empresário, fundador da fintech Pagolivre, diz que é importante e extremamente essencial contar com uma boa consultoria de gestão de benefícios que possa dar o suporte necessário para o cliente/paciente. Foi por meio dela que os atendimentos foram agilizados e equalizados de acordo com as necessidades médicas, além de reduzir-se o prazo para autorizações de exames e cirurgias.
A importância da consultoria para reembolsos médicos
A Adapta Gestão de Benefícios, que atendeu a Pagolivre, também conduziu todas as operações de reembolsos médicos, eliminando a burocracia entre empresa/cliente e a operadora do plano de saúde. Ela também conseguiu a correção e a revisão dos valores de reembolsos médicos, sempre em benefício do usuário. “Havia casos de exames não autorizados e muitas desinformações com a operadora. Para um leigo, sem a mínima compreensão das exigências médicas e hospitalares, isso tudo era um martírio”, afirma o empresário.
A Adapta, como consultoria de gestão de benefícios, deu todo o apoio para tomada de decisão com informações técnicas sobre o produto/legislação e obteve autorizações prévias/guias obtidas de imediato em função da urgência do procedimento (o prazo habitualmente é de 21 dias úteis e mediante necessidade conseguiu-se reduzir o prazo para o mesmo dia). A empresa também conseguiu reverter negativas de cobertura e de reembolsos médicos.
Foco da consultoria sempre do cliente/paciente
Como lembra Arthur Accioly, a Adapta conseguiu resolver todos os problemas, com rapidez e extrema habilidade com a operadora do plano de saúde. Suas dúvidas não ficaram sem respostas e os atendimentos foram muito ágeis. “Sem o trabalho da Adapta creio que ficaria jogado no hospital, sem atendimento. E olha que estamos falando de grandes hospitais em São Paulo, que são verdadeiras referências em qualidade médica”, explica o empresário.
Outro ponto bastante importante. Durante todo o processo, a consultoria de gestão de benefícios ofereceu um serviço de assistente social pelas profissionais de atendimento, mantendo o cliente em estado emocional positivo, imprescindível para o tratamento médico. Houve ainda um serviço de concierge, que eliminou a burocracia e deixou Accioly focado exclusivamente com sua saúde. “Estava operado e não conseguia nem falar e nenhum familiar conseguiria resolver o assunto. A Adapta foi sensacional, só ela mesmo para dar-me tranquilidade durante todo o tratamento. Não dá para ter plano de saúde sem uma boa consultoria”, complementa.