Atrair profissionais qualificados é uma missão desafiadora — mantê-los na empresa, então, é ainda mais estratégico. Em um mercado cada vez mais competitivo, reter talentos virou uma das maiores prioridades dos gestores de Recursos Humanos.
E não é para menos: a saída de um colaborador pode custar até o dobro do seu salário anual, segundo estudos da Gallup. Esse custo inclui processos de recrutamento, treinamento, adaptação e queda de produtividade.
Mas o que faz um profissional querer permanecer em uma empresa? Entre os principais fatores está a qualidade dos benefícios oferecidos. Uma pesquisa da consultoria global Deloitte revelou que 78% dos funcionários consideram os benefícios oferecidos como um fator determinante na escolha de permanecer ou deixar uma empresa. Além disso, 82% dos profissionais valorizam a possibilidade de personalizar seus benefícios de acordo com suas necessidades individuais.
A Gallup, por sua vez, em seu estudo “State of the Global Workplace” de 2023, indicou que colaboradores que se sentem valorizados e apoiados pela empresa são 17% mais produtivos. Além disso, empresas que oferecem pacotes de benefícios competitivos têm uma taxa de absenteísmo 41% menor e uma redução de 28% nos níveis de burnout entre os colaboradores.
Investimento em benefícios retem mais talentos
Benefícios corporativos demonstram que a empresa se preocupa com o bem-estar físico, emocional e financeiro da sua equipe. E isso gera vínculo, confiança e valorização. Os benefícios aumentam a percepção de valor. Mesmo que o salário seja competitivo, o colaborador sente que está “ganhando mais” quando tem acesso a um bom plano de saúde, odontológico, seguro vida, auxílio academia, entre outros. Isso gera satisfação e lealdade.
Oferecer plano de saúde e odontológico é um cuidado que vai além da obrigação legal. Mostra que a empresa se importa genuinamente com o bem-estar da equipe, reduz afastamentos e melhora a energia do time. Além disso, benefícios voltados à saúde mental estão cada vez mais valorizados — e empresas que os oferecem ganham destaque entre os concorrentes.
Quando uma empresa oferece benefícios robustos e bem comunicados, ela se torna mais atrativa para o mercado. Isso ajuda a atrair melhores talentos e, ao mesmo tempo, reduzir a tentação dos colaboradores atuais de buscar outras oportunidades. Colaboradores satisfeitos se tornam defensores da marca, que, por sua vez, cria uma reputação positiva no mercado.
O papel do gestor ou do RH nessa jornada
Gestores de forma geral e RHs estratégicos sabem que benefício não é gasto, é investimento. Mais do que isso: são ferramentas poderosas para engajamento, motivação e retenção. Uma equipe bem assistida tem mais energia, foco, segurança e disposição para crescer junto com a empresa. E quando os colaboradores sentem que são tratados como prioridade, a vontade de ficar supera qualquer proposta externa.
Empresas que investem em benefícios retêm mais talentos porque criam um ambiente onde o colaborador se sente valorizado, seguro e parte de algo maior. A troca é simples: quando a empresa cuida da sua equipe, a equipe cuida da empresa. Que tal oferecer benefícios mais estratégicos, personalizados e eficientes?
Os principais benefícios corporativos
Atualmente, as empresas oferecem uma ampla gama de benefícios corporativos para atrair, engajar e reter seus talentos. Esses benefícios são essenciais não só para o bem-estar dos colaboradores, mas também para criar um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório.
Entre os principais benefícios que as empresas oferecem aos seus funcionários estão o Plano de Saúde, Plano Odontológico, Seguro de Vida e Previdência Privada.
Algumas empresas oferecem descontos em produtos ou serviços, como academias, cinemas, lojas ou até mesmo serviços financeiros e educativos. Esses descontos aumentam o engajamento e a satisfação do colaborador, proporcionando vantagens extras no dia a dia. Outra área de grande interesse é a de desenvolvimento profissional dos colaboradores, com financiamentos parciais ou totais em cursos, formações acadêmicas e também especializações de forma geral tornado um diferencial importante para a empresa na contratação e manutenção de profissionais de qualidade.