A Adapta Gestão de Benefícios tem o compromisso de entregar soluções rápidas e eficientes para otimizar a gestão de benefícios corporativos. Em 2024, a Adapta foi acionada por Telma Millan Gennari Afonso, da empresa Afonso França, para resolver um erro relacionado a uma solicitação de reembolso.
No dia 5 de agosto, a empresa Afonso França entrou em contato com a Adapta solicitando a análise de um pedido de reembolso no valor de R$ 14.786,98. A consultoria, de imediato, iniciou a análise da solicitação. Ao examinar os documentos enviados, a equipe rapidamente identificou que a solicitação não se tratava de um reembolso, mas sim de uma solicitação de reversão de conta.
Esse tipo de erro, apesar de comum, pode gerar confusão, atrasos e perdas financeiras, especialmente quando não identificado a tempo. A diferença entre reembolso e reversão de conta é crucial: enquanto o reembolso envolve o retorno de parte dos valores pagos em atendimento particular pelo colaborador, a reversão de conta trata da correção de cobranças indevidas ou processos que devem ser regularizados junto ao prestador de saúde ou operadora de saúde, como foi neste caso.
Após essa identificação, a equipe da Adapta seguiu com o processo de correção e verificação de outros casos semelhantes para garantir que não houvesse mais problemas pendentes.
A ação da Adapta: identificação e correção do erro
Após a Adapta iniciar o processo de reversão junto a operadora de saúde, a Afonso França recebeu mais dois boletos em 6 de agosto. O primeiro, no valor de R$ 8.269,08, e o segundo, no valor de R$ 2.431,22, ambos também relacionados ao mesmo atendimento médico.
A equipe da Adapta Gestão de Benefícios iniciou um trabalho minucioso para revisar todos os documentos e entender com clareza o contexto de cada boleto. A partir dessa revisão, ficou evidente que todos os boletos estavam relacionados à reversão de cobrança, e não reembolso.
Com o diagnóstico correto, a equipe da Adapta entrou em contato com a operadora de saúde para esclarecer a situação. Foram apresentados todos os dados e justificativas para que a cobrança da funcionária fosse cancelada, seguindo o processo de reversão de conta e não de reembolso. Utilizando a experiência em gestão de benefícios e o relacionamento com a operadora, a consultoria conseguiu garantir rapidamente que a cobrança tivesse seu destino correto, ou seja, para a operadora de saúde.
Correção e regularização da situação
A operadora de saúde acatou a solicitação e revisou o processo, promovendo a reversão das cobranças indevidas. A Adapta Gestão de Benefícios conseguiu, com sucesso, regularizar a situação super desconfortável tanto para a empresa quanto para a colaboradora, garantindo que os valores de R$ 14.786,98, R$ 8.269,08 e R$ 2.431,22 fossem corrigidos sem a imposição de custos adicionais. No final das contas, o valor total dos boletos somava R$ 25.648,33 e após todos os ajustes com auxílio da Adapta, identificou-se que havia um valor referente aos procedimentos não cobertos de R$ 8.937,32, o que foi na verdade o início do erro. Ou seja, procedimentos não cobertos efetuados dentro de um evento coberto, proporcionou o erro do prestador/hospital que acabou considerando tudo como tudo sendo particular. O caso foi encerrado com a reversão de conta no valor de R$ 16.711,01 que representada tudo o que o plano de saúde dava cobertura.
Além do aspecto financeiro, a intervenção da Adapta Gestão de Benefícios resultou em benefícios para a empresa Afonso França, mostrando a importância de uma consultoria especializada na gestão de benefícios corporativos. A rapidez com que o erro foi identificado e corrigido evitou o acúmulo de cobranças indevidas e desnecessárias. A Adapta garantiu que a situação fosse resolvida em tempo hábil, sem atrasos ou custos adicionais, mantendo a eficiência operacional da empresa Afonso França.
O processo de negociação bem-sucedido não só corrigiu as cobranças, mas também fortaleceu o relacionamento da empresa com a operadora de saúde. A Adapta, com experiência e habilidade, foi capaz de estabelecer um diálogo claro e objetivo com a operadora, assegurando que as cobranças indevidas fossem revertidas e que o relacionamento fosse mantido de forma positiva.
Esse caso de sucesso reforça a importância de uma gestão eficiente e especializada para evitar problemas como os enfrentados pela Afonso França e demonstra como a Adapta pode ser a parceira ideal para sua empresa, garantindo a excelência na administração de benefícios corporativos.